CORRER, CORRER, CORRER.


Antes de relatar os benefícios físicos e mentais propiciados pela corrida, quero expor meus sentimentos pessoais quando comecei a prática dessa atividade.

Naquela época pesava 93 kg (hoje 81 kg) e recebi várias mensagens de estímulo para praticar a corrida. Não sentia motivação pessoal e não via sentido em praticar a atividade recomendada pelos amigos.

Ainda assim iniciei a prática sem muitas orientações. Em alguns momentos me sentia um bobinho, correndo sozinho pelas ruas e parques da cidade. Sabia dos benefícios advindos da corrida, mas não via os resultados de imediato. Em alguns momentos vinha à minha mente o pensamento – correr, correr, correr, o que eu estou fazendo aqui? Esse sentimento começou a se modificar quando li um artigo do dr. Drauzio Varella, médico cancerologista, maratonista com 76 anos, no qual dizia que os animais só correm por três motivos, os quais, alimentação, sexo e fugir de predadores. E ele concluiu, o ato de correr, fora esses três motivos, é um ato racional, que visa benefícios futuros, característicos do ser humano. Nesse momento comecei a rever meus sentimentos sobre a corrida.

Também tive contato com a mensagem de Jesse Owens, corredor que participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, Alemanha, em que ganhou quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m, que disse o seguinte:

“Existe algo mágico no ato de correr. Talvez seja a facilidade de podermos correr em qualquer lugar. Talvez seja a sensação de liberdade ou a facilidade de superar a si mesmo a todo momento. Cada corredor tem seu motivo. É algo que não dá para explicar, apenas sentir.”

A partir daí, comecei a sentir os benefícios da atividade de correr e, sabendo o porquê do que estava fazendo naqueles momentos de ‘solidão’, senti o prazer de estar em liberdade, nas ruas e praças da cidade. Hoje sou um veemente defensor e divulgador das corridas de rua.

Em próximas mensagens falarei mais sobre os benefícios pessoais, mentais e sociais da corrida.

Sucesso!

Roberto Losada Pratti

Presidente do IPOMATES

    This site was designed with the
    .com
    website builder. Create your website today.
    Start Now