top of page

OPÇÕES MÁGICAS DE EXERCÍCIOS


A Dra. Rosangela Zanatta, advogada e professora, reserva um horário para a prática da atividade física, que é variável em função do trabalho.

Estudos científicos mostram que a atividade física praticada adequadamente previne doenças, inclusive degenerativas, e até coronariopatias e neoplasias, além de auxiliar no abandono da utilização de drogas nocivas, embora legais, como álcool e tabaco.

Adversidades do cotidiano dificultam a prática de exercícios. A falta de tempo, como também de locais apropriados e seguros, pode impedir a atividade física.

Parques públicos não têm custo e são ótimos para caminhar, correr e fazer exercícios em aparelhos, mas são relativamente poucos e fecham em determinados horários.

Clubes e academias são boas opções, mas não existem em todos os locais e há um custo. Uma esteira ou bicicleta ergométrica no canto do apartamento pode ser a solução.

Caminhar é simples e tem custo zero, embora há locais não seguros. Caminhar em volta do quarteirão onde reside pode ser a solução, e se tiver um cão, é um bom amigo que pode garantir a segurança.

Se nada disso for possível, existem opções mágicas:

1) Corrida estacionária. Observe uma esteira elétrica ou mecânica: ela é fixa em um local. Veja um corredor na esteira mecânica: é ele quem se movimenta. A corrida estacionária é igual e não precisa de aparelho nem de um local, pois basta ficar em um lugar, e não tem custo. Coloque um tapetinho e um tênis para não ter impacto. Pronto, é só correr no mesmo lugar, como na esteira. Comece devagar.

2) Polichinelo no quintal, varanda ou dentro de casa, e outros exercícios similares, são boas opões.

3) Exercícios com braços na cadeira. Quem tem problema nas pernas ou de equilíbrio, pode utilizar uma cadeira. Sentado, pode fazer movimento com os braços:

a) Movimento com os braços semelhantes ao movimento dos braços no polichinelo.

b) Movimento com os braços semelhante ao movimento com os braços na natação.

c) Outros movimentos que você pode criar.

Assim, você é quem conhece sua condição física e limitações impostas pelo cotidiano, e pode adaptar os exercícios para fugir do sedentarismo.

A Dra. Rosangela Zanatta, advogada e professora, trabalha dia e noite, mas não deixa de praticar atividade física. Academia e caminhada são suas opções, mas também corre e já participou de corridas.

patriota.jpg

Roberto Losada Pratti

Presidente do IPOMATES

    bottom of page