SÃO SILVESTRE, SONHO POSSÍVEL
As corridas de rua, de modo geral, são bem organizadas e empolgam quem participa, que se torna um frequentador assíduo de corridas de rua, e motiva para treinamento adequado.
Assim, esses eventos são importantes para a prevenção de doenças e para a saúde da população, pois a atividade física é comprovadamente eficaz e fundamental para a saúde de qualquer pessoa.
Portanto, a participação é mais importante do que a classificação e premiação, pois o prêmio maior é a qualidade de vida.
Por isso, corridas com milhares de participantes são comuns.
A São Silvestre deste ano terá 35 mil participantes.
Completando sua 95ª edição em 31 de dezembro de 2019, a São Silvestre é sonho dos brasileiros, e também de estrangeiros, pois é a mais tradicional corrida do país.
É um sonho possível para qualquer cidadão.
Aparentemente difícil, principalmente para sedentários, por ter percurso de 15 km, pode ser concluída prazerosamente com medalha no peito.
A energia de corridas longas é obtida pela queima dos nutrientes pelo oxigênio, capacidade aeróbica.
O aumento da capacidade aeróbica é obtido naturalmente e sem esforço por quem treina constantemente conforme sua condição física.
O aumento não é instantâneo, mas é gradual e proporciona correr distâncias cada vez maiores, atingindo os 15 km.
O tempo máximo da São Silvestre é 2h30min, o que representa média de 10 minutos por km. Ou seja, é possível para todos, pois quem caminha faz média de 10 a 15 minutos por km.
Se não houver tempo hábil para correr este ano, tem 2020 inteiro para treinar e participar da 96ª São Silvestre em 31 de dezembro de 2020.
É só treinar que a capacidade aeróbica aumenta e o sonho da São Silvestre se torna realidade.