REVISÃO CIENTÍFICA COMPROVA QUE A INATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CONSTITUI O PRINCIPAL FATOR DE RISCO PARA O DECLÍNIO FUNCIONAL

December 19, 2017

 

 

O Prof. Fabio Fusco, diretor do IPOMATES, e Marlene praticam atividade física objetivando saúde e qualidade de vida.

 

 

O aumento da expectativa de vida, que tem crescido de forma exponencial a partir da 2a metade do século passado em todo o planeta, tem ensejado a publicação de inúmeros trabalhos científicos tentando explicar os fatores de risco que afetam o estado funcional dos idosos.

Pesquisa de primeira linha – revisão sistêmica de toda a literatura – publicada pela revista Social Science & Medicine, em 1999 (número 48, páginas 445 a 469), realizada por universidades da Suíça, Alemanha e Estados Unidos, concluiu que a maioria dos autores apontava a inatividade física como o principal fator de declínio do estado funcional.

O sedentarismo superava até o tabaco como fator maléfico para essa faixa etária.

Seguiam como fatores prejudiciais o alto índice de massa corpórea, o abuso de medicamentos e a pouca atividade social.

A Organização Mundial de Saúde, no ano de 2002, abriu ampla campanha a favor da atividade física, concluindo que ela não é só benéfica para a saúde, mas para o próprio convívio social. Sua prática diminuiria a violência, o abuso de dependências químicas, melhoraria a produção no trabalho, e evitaria inúmeras doenças, incluindo o câncer.

Mensalmente são publicados inúmeros trabalhos científicos abordando estes aspectos com pesquisas extraordinárias, várias embasadas nas evidências médicas.

Gostaríamos, portanto, de chamar a atenção não só de pessoas da 3a idade, como de todo o cidadão, que a melhor maneira de ele ter saúde e desfrutar de uma  boa qualidade de vida é manter um estilo de vida ativo, com práticas saudáveis, como atividade física, e alimentação saudável, que além de tudo, mantém um corpo mais elegante e mais resistente a todas as agressões das doenças.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Roberto Losada Pratti

Presidente do IPOMATES

    This site was designed with the
    .com
    website builder. Create your website today.
    Start Now