top of page

O EXTRAORDINÁRIO ESPÍRITO DE SUPERAÇÃO DOS PARATLETAS


Um paratleta sofreu de forma genética, congênita ou adquirida lesão grave de algum de seus órgãos ou membros, tornando-o um indivíduo dependente de necessidades especiais.

Para superar esta condição às custas de extraordinários esforços e duros treinamentos, conseguiu compensar a deficiência pela hipertrofia de outros sistemas, particularmente o musculoesquelético.

A musculatura foi fortalecida com adaptação do sistema nervoso central, tornando-o um atleta competitivo.

Sua persistência em continuar lutando pela vida e pela saúde o torna um verdadeiro herói que não se abateu, mas aperfeiçoou o que lhe restou da doação da natureza.

Alguns chegam a conseguir uma performance inacreditável.

Há espaço para todas as modalidades esportivas. Por exemplo, amputados tornam-se corredores, cegos e paraplégicos, jogadores, deficientes do intelecto, nadadores.

Todos nós devemos incentivá-los e as autoridades auxiliá-los. Na última paraolimpíada, deram um belo exemplo de seu valor.

Este exemplo deveria afetar também todos nós, que não sofremos seu trauma, para que também superemos nossas dificuldades, motivando-nos para um estilo de vida saudável e ativo, para podermos melhorar nossa qualidade de vida.

patriota.jpg

Roberto Losada Pratti

Presidente do IPOMATES

    bottom of page