O EXTRAORDINÁRIO ESPÍRITO DE SUPERAÇÃO DOS PARATLETAS

October 11, 2017

 

           Um paratleta sofreu de forma genética, congênita ou adquirida lesão grave de algum de seus órgãos ou membros, tornando-o um indivíduo dependente de necessidades especiais.

            Para superar esta condição às custas de extraordinários esforços e duros treinamentos, conseguiu compensar a deficiência pela hipertrofia de outros sistemas, particularmente o musculoesquelético.

            A musculatura foi fortalecida com adaptação do sistema nervoso central, tornando-o um atleta competitivo.

            Sua persistência em continuar lutando pela vida e pela saúde o torna um verdadeiro herói que não se abateu, mas aperfeiçoou o que lhe restou da doação da natureza.

            Alguns chegam a conseguir uma performance inacreditável.

            Há espaço para todas as modalidades esportivas. Por exemplo, amputados tornam-se corredores, cegos e paraplégicos, jogadores, deficientes do intelecto, nadadores.

            Todos nós devemos incentivá-los e as autoridades auxiliá-los. Na última paraolimpíada, deram um belo exemplo de seu valor.

            Este exemplo deveria afetar também todos nós, que não sofremos seu trauma, para que também superemos nossas dificuldades, motivando-nos para um estilo de vida saudável e ativo, para podermos melhorar nossa qualidade de vida.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Roberto Losada Pratti

Presidente do IPOMATES

    This site was designed with the
    .com
    website builder. Create your website today.
    Start Now