top of page

UM CONCEITO CONTEMPORÂNEO DA TERCEIRA IDADE


O envelhecimento nunca foi devidamente estudado e considerado ao longo da história pela medicina, governos e setores sociais mais representativos.

Embora seja um acontecimento que afeta todos os seres vivos, os investimentos pouco se preocuparam com as pessoas idosas por considerá-las improdutivas, doentes e de baixa capacidade.

Há, entretanto, inúmeros relatos de homens com idade avançada que demonstraram conhecimentos e capacidades excepcionais.

Giovanni Battista Morgagni, no século XVII, aos 80 anos, publicou a maior obra da história da medicina: "SEDIBUS ET CAUSIS MORBORUM PER ANATOMEM INDAGATIS", que deixou por terra a teoria dos humores de Galeno.

Recentemente, o arquiteto Oscar Niemayer, após os 100 anos, continuou elaborando projetos maravilhosos.

Nestas últimas décadas, o aumento da expectativa de vida, que projeta uma total inversão da pirâmide etária nos próximos 50 anos, incentivou uma grande revisão dos estudos geriátricos, levando-os, a novos conceitos de terceira idade, abordando-a com mais respeito, com políticas públicas que fortalecem sua saúde e qualidade de vida.

O equivocado conceito de que a idade avançada seria sinônimo de doença caiu por terra.

O que ocorre com o envelhecimento é apenas uma diminuição da função dos órgãos.

As moléstias possuem os mesmos fatores de risco para todas as idades.

Uma vida saudável sem sedentarismo, sem tabaco, com alimentação, correta, peso adequado, sem estresse, poluição ambiental e outros fatores sociais mantém o homem com saúde e atuante.

Sendo a baixa atividade física o principal fator de risco para o declínio do estado funcional das pessoas, setores mais esclarecidos da sociedade e aqueles que adotam boas políticas públicas têm incentivado atividades físicas, dança, yoga e meditações.

Igrejas e organizações não governamentais vêm atuando no desestímulo ao uso de substâncias tóxicas.

O que se observa, portanto, é que a humanidade vem encarando essa fase da vida com mais respeito, consideração, estudos e suporte social, fazendo com que o idoso continue produtivo e saudável, fornecendo toda sua experiência de vida para sua melhor qualidade e avanço social.

patriota.jpg

Roberto Losada Pratti

Presidente do IPOMATES

    bottom of page